PALESTRANTES

AMAZONVET

Curso Pré-congresso: Emergências Clínico-Cirúrgicas em Pequenos Animais

Ministrante: Méd. Vet. Sérgio Santalucia Ramos da Silva (CRMV/RJ 10.820)

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Castelo Branco-RJ, especialização em Oftalmologia Veterinária pela Anclivepa-SP e mestrado em cirurgia experimental pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é Professor de Clínica Cirúrgica 1, Medicina de cães e gatos 1 e Clínica Cirúrgica de grandes animais da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica e Cirurgia animal, atuando principalmente nos seguintes temas: Anatomia Cirúrgica, Emergência, Urgência, Fluidoterapia, Oftalmologia, Cirurgia Torácica e Abdominal. Ministrou mais de 120 cursos de curta duração em pós-graduação lato sensu desde 2012. Autor do livro: Trauma: uma abordagem clínico-cirúrgica. Colaborador de vários capítulos de livros didáticos de Cirurgia veterinária.

 

Curso Pré-congresso: Avaliação Andrológica em Animais de Produção

Palestra: Avaliações Convencionais e Complementares do Potencial Reprodutivo de Machos

Ministrante: Méd. Vet. José Domingos Guimaraes (CRMV/MG Nº 5379)

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural da Amazônia, Mestrado em Zootecnia e Doutorado em Ciência Animal pela Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor Titular (Departamento de Veterinária/Universidade Federal de Viçosa-MG). Orientador no Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária-UFV (Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado). Tem experiência na área de Reprodução, Produção e Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos, atuando principalmente nos seguintes temas: criopreservação de gametas masculinos e feminino, fisiologia e morfofisiologia, produção e reprodução de bovinos, caprinos, suínos e equinos.

 

Curso Pré-Congresso: CIRURGIA A CAMPO EM EQUÍDEOS

Palestra: Principais Cirurgias a Campo do Aparelho Locomotor de Equídeos

Ministrante: Méd. Vet. Carlos Henrique Camara Saquetti (CRMV/DF Nº 1443)

Possui graduação em medicina veterinária pela Universidade Federal de Viçosa, mestrado em cirurgia veterinária e doutorado em cirurgia veterinária ambos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica Cirúrgica Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: gastroenterologia bovina e equina, afecções do sistema locomotor de grandes animais. Atualmente é Capitão da Polícia Militar do Distrito Federal e atua como Docente do Instituto de Ciências Policiais. Docente desde 2002.

Curso Pré-congresso: Bem-estar animal e enriquecimento ambiental na criação de primatas não humanos.

Palestrante: Méd. Vet. Thalita de Abreu Pissinatti (CRMV-RJ Nº 7691)

Possui graduação em Medicina Veterinária pelo Centro Universitário Plínio Leite e mestrado em Clinica e reprodução Animal pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é tecnologista em saúde pública da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase Clínica e criação de Primatas não humanos, atuando principalmente no seguinte tema: Primatas do Novo mundo, e manejo de primatas e diagnóstico por imagem.

Curso pré-congresso de animais selvagens: Bem-estar animal e enriquecimento ambiental na criação de primatas não humanos.

Palestrante: Méd. Vet. Felipe Carvalho Resende (CRMV–RJ N º 9422)

Graduado em Medicina Veterinária pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos; Pós-graduado em Clínica Médica e Cirúrgica de Animais Selvagens mantidos como Pets pelo Instituto Qualittas de Pós-graduação; Pós-graduando em Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais pelo Instituto Qualittas de Pós-graduação; Médico Veterinário Autônomo de Animais Selvagens – MASelvagens, desde 2008; Médico Veterinário do Instituto Osvaldo Cruz – IOC/FIOCRUZ, de 2009 a 2012; Médico Veterinário do Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos – ICTB/FIOCRUZ.

Palestra: ATUALIDADES SOBRE DIAGNÓSTICO DE DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS DE ANIMAIS

Palestrante: Méd. Vet. Daniel Praseres Chaves (CRMV/MA-0493)

Médico Veterinário graduado na Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, mestre em Patologia Animal – Universidade Federal da Bahia e Doutor em Medicina Veterinária UNESP/Jaboticabal. Docente do departamento de Patologia – CCA/UEMA; Docente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Defesa Sanitária Animal; Responsável Técnico pelo Laboratório Cernitas. avaliador Independente do INMETRO em processos de acreditação de Laboratórios de Ensaios Biológicos para atendimento à norma NBR ISO IEC 17025.

Palestra: COMO OS NUTRACÊUTICOS PODEM AJUDAR NO TRATAMENTO ONCOLÓGICO

Palestrante: Méd. Vet. Juliana Vieira Cirillo (CRMV-SP Nº 20.197)

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Paulista. Realizou extensão universitária em Oncologia clínica e cirúrgica de Pequenos Animais pela École Nationale Vétérinaire d’Alfort, em Paris, França. Mestre pelo departamento de Patologia Experimental e Comparada (Laboratório de Oncologia Experimental e Comparada) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ – USP). Em 2017 foi aprovada na 1a Prova de Título de Especialista em Oncologia Veterinária (19 candidatos sendo apenas 3 aprovados) realizada pela Associação Brasileira de Oncologia Veterinária (ABROVET), tornando-se uma das primeiras Oncologistas reconhecidas no Brasil. Atualmente é médica veterinária do Setor de Oncologia do PROVET (Unidade Divino Salvador, São Paulo), do Hospital Veterinário Animaniac’s e do Hemovet – Laboratório e Centro de Hemoterapia Veterinária. Membro da Associação Brasileira de Oncologia Veterinária, além de Consultora de Multinacionais para produtos nutracêuticos. Têm experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Oncologia Veterinária.

Palestra: Afecções do Sistema Digestório de Ruminantes

Palestrante: Méd. Vet. José Augusto Bastos Afonso (CRMV/PE Nº 1418)

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1983). Exerceu atividades de assistência técnica Médico Veterinária á propriedades leiteiras. Trabalhou na CILPE (Companhia de Industrialização de Leite do Estado de Pernambuco) por oito anos como Médico Veterinário. Tem Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1991) e Doutorado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, FMVZ – Campus Botucatu (1999). Desde de 1994 é Médico Veterinário da Clínica de Bovinos de Garanhuns, Campus Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência na área de Clínica de Ruminantes, atuando principalmente em sanidade de rebanhos

Palestra: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO TRATAMENTO COM CÉLULAS TRONCO EM ANIMAIS.

Palestrante: Méd. Vet. Patricia Furtado Malard (CRMV/DF Nº 1040)

Formada em Medicina Veterinária pela UFMG. Possui mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou como professora nas Faculdades Integradas do Planalto Central e nas Faculdades da Terra de Brasília. Atualmente é professora de Pós-Graduação do Instituto Qualittas e Doutoranda do Curso de Pós-graduação em Biotecnologia da Universidade Católica de Brasília. Sócia-proprietária dos laboratórios BIO Biotecnologia em Reprodução Animal e BIO CELL Terapia Celular, onde exerce cargo de gestão. Tem extensa experiência na área de Biotecnologia e Terapia Celular com células-tronco.

Palestra: Posse responsável, sobretudo uma questão de saúde pública e cidadania.

Palestrante: Méd. Vet. Diogo Alves da Conceição (CRMV/RJ Nº 6990)

Médico Veterinário, formado pela UFF (Niterói/RJ) em 2002, atua na área de clínica médica e cirúrgica de Pequenos Animais no Rio de Janeiro;
Residência em Obstetrícia Animal pela UNESP-JABOTICABAL; Secretário da Anclivepa-RJ, gestão 2013-2016; Tesoureiro da Anclivepa-RJ, gestão 2016-2019; Atual Vice Presidente da Anclivepa-RJ, gestão 2019-2021; Atual Conselheiro Efetivo do CRMV-RJ, Gestão 2017-2020; Atual Presidente da Comissão Estadual de Políticas de Controle Populacional de Cães e Gatos e Zoonoses, do CRMV-RJ; Médico Veterinário mais novo do Rio de Janeiro a se tornar membro titular da Academia de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro; Médico Veterinário mais novo a receber o Prêmio Médico Veterinário do Ano 2016, concedido pela Anclivepa Brasil, uma das maiores condecorações aos clínicos de pequenos animais.

Palestra: Doenças transmitidas por vetores: Uma abordagem “saúde única”.

Palestrante: Méd. Vet. Fred Julio Costa Monteiro (CRMV/AP Nº 0073)

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural da Amazônia, Mestrado em Biodiversidade Tropical pela Universidade Federal do Amapá e Doutorado pelo mesmo programa. Trabalha com saúde pública, especialmente com vetores e as doenças por eles transmitidas, atuando com visão One Health no enfrentamento destas doenças. Além disso, tem experiência em ecologia, biodiversidade e sustentabilidade.

Palestra: Manejo Reprodutivo e em Potros Neonatos

Palestrante: Méd. Vet. Bárbara Luiz de Santana (CRMV/RJ Nº 12.115)

Médica Veterinária graduada pela Universidade Federal Fluminense -RJ; Residência no Hospital Veterinário do Jockey Club Brasileiro- RJ; Pós-graduada em Reprodução Equina pela Universidade de Jaguariúna/SP; Trabalhou como médica veterinária e administradora em um Haras no Kuwait – Oriente Médio; médica veterinária autônoma atuante na área de reprodução e neonatologia equina no RJ.

Palestras:

1. Saúde Única e Análise de Risco na Interface Humano-Animal

2. Atividades para Melhorar o Convívio de Animais Domésticos em Comunidades Ribeirinhas com o ser Humano e com Ambiente

Palestrante: Méd. Vet. Cláudia Turra Pimpão (CRMV/PR Nº 3105)

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná, mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Paraná e doutorado em Processos Biotecnológicos pela Universidade Federal do Paraná (2006). Pós-doutorado em Chongqing Animal Disease Prevention and Control Center, China. Pós-doutorado na Universidade de Valência, Espanha. Professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Presidente da Comissão Estadual de Saúde Única do Paraná.

Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Farmacologia e Toxicologia Veterinária, atuando principalmente nos seguintes temas: Determinação da efetividade e do fator de segurança para o desenvolvimento de novos fármacos; Controle da dor; Estudos populacionais de cães e gatos; Estudos farmacológicos e toxicológicos do impacto causado por substâncias químicas ou micotoxinas em diferentes espécies animais; Mecanismos e mediadores envolvidos nos fenômenos na fase aguda da inflamação em peixes, bem como de sua modulação por sistemas endógenos, participação de células residentes (macrófagos) e por exposição á inseticidas. Resistência Antimicrobiana. 

Palestra: Demartologia da teoria à prática: Como abordo meus pacientes alérgicos.

Palestrante: Méd. Vet. Luciano Marra Alves (CRMV/GO Nº 2039)

Graduado pela UFG; Especialização em Clínica e cirurgia de
pequenos animais Univ. São José dos Pinhais; Mestrado em Sanidade Animal; atua na área de Criocirurgia desde 2009; Membro da Sociedade Latino-americana de Dermatologia Veterinária; membro da SBDV; membro da Anclivepa desde 1990.

Palestra: Odontologia Veterinária.

Palestrante: Méd. Vet. Lisandra Ferreira Dornelles Fraga da Silva (CRMV/RS Nº 7371)

Atual Presidente do CRMV/RS. Graduada pela UFRGS, trabalha desde 2001 com atendimento especializado em odontologia animal, prestando atendimento clínico e cirúrgico em diversas clínicas de Porto Alegre, além de ser sócia proprietária da clínica Sorriso Animal. Em 2010 ingressou na Polícia Civil através de concurso público, onde atua até hoje como escrivã.

Palestras:
1. Protocolos de desobstrução uretral em gatos.
2. O que devemos saber sobre a infecção pelo Vírus da Leucemia.

Palestrante: Méd. Vet. Christine Souza Martins (CRMV/DF Nº 0656)

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa – MG. Mestre em Clínica Veterinária pela mesma Universidade; Professora da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília (UnB), ministra as disciplinas “Saúde e Clínica de Animais de Companhia 1 e 2” e “Diagnóstico por Imagem” Responsável pelo Serviço de Clínica de Felinos do Hospital Veterinário da Universidade de Brasília. Coordenadora do GEMFEL (Grupo de Estudos em Medicina Felina da Universidade de Brasília). Membro-fundadora da ABFel (Academia Brasileira de Clínicos de Felinos).

Mesa Redonda Medicina Veterinária Forense: Subtema – Medicina Veterinária legal no Brasil: Um panorama geral.

Palestra: Atuação do Médico Veterinário em desastre em massa: O caso de Brumadinho.

Palestrante: Méd. Vet. Sérvio Túlio Jacinto Reis (CRMV N° 8903)

Currículo: Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa. Possui Especialização em Medicina Veterinária Legal. Mestre em Perícias Criminais Ambientais pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor em Patologia Veterinária pela UNESP Botucatu. Atualmente é Perito Criminal Federal do Departamento de Polícia Federal. Tem experiência em criminalística, notadamente na área de perícias de crimes ambientais, contra a fauna. Fundador e Presidente da Associação Brasileira de Medicina Veterinária Legal. Fundador e Diretor da Associação iberoamericana de Medicina e Ciências Veterinárias Forenses. Presidente da Comissão Nacional de Medicina Veterinária Legal do Conselho Federal de Medicina Veterinária.

Palestra 1: Anestesia em pacientes críticos.
Palestra 2: Controle hemodinâmico e ventilação.

Palestrante: Méd. Vet. Denise Fantoni (CRMV-SP Nº 5625)

Médica Veterinária graduada pela USP; Mestrado em Patologia Experimental e Comparada pelo Departamento de Patologia da FMVZ/ USP. Doutorado em Cirurgia (Clínica Cirúrgica Veterinária) pela FMVZ/ USP. Atualmente é Professora Titular do Departamento de Cirurgia da FMVZ/ USP; Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Clínica Cirúrgica Veterinária. Atua na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Anestesiologia Animal, abordando dentro de suas Linhas de Pesquisa: Anestesia, analgesia, choque e hemodiluição.

Palestra: TERMOGRAFIA INFRAVERMELHO PARA DIAGNOSTICAR RESPOSTAS CALÓRICAS EM ANIMAIS DE GRANDE E MÉDIO PORTE NA AMAZÔNIA
Palestrante: Lucieta Guerreiro Martorano

Graduação em Meteorologia (UFPA1982) e Agronomia (UFRA-antiga FCAP). Mestrado em Agrometeorologia (ESALQ/USP/) e doutorado em Fitotecnia/Agrometeorologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/2007). Foi pesquisadora da Embrapa Solos/RJ, atuando em dois mandatos como Membro do Comitê Técnico Interno (CTI), bem como em projetos de pesquisa (em âmbito nacional e internacional). Colaborou na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), inclusive como co-orientadora no mestrado em Geomática. Entre os compromissos assumidos na Amazônia vale destacar a liderança de projetos como o PECUS/PC7; ROBIN/BR e outros projetos em Rede sendo responsável por Planos de Ação e atividades de pesquisa, tanto em nível nacional quanto internacional. Foi professora permanente no Curso de Mestrado em Ciências Ambientais da Universidade do Estado do Pará PPGCA-UEPA. Integra o quadro de professora permanente do Curso de Doutorado da Rede BIONORTE. Tem colaborado como co-orientadora em programas de pós-graduação na ESALQ/USP, UFAM/Manaus e UNESP/Jaboticabal. Colabora como revisora em periódicos indexados em nível nacional e internacional. É consultora “ad hoc” em projetos de pesquisa e em bancas de concursos públicos. Tem participado em bancas de mestrado,doutorado, trabalhos de conclusão de curso e salão de iniciação científica, bem como na condição de palestrante em diferentes eventos científicos. Orientou alunos em Pós-doutorado CAPES/CNPq/Ciências sem Fronteira. Atua como pesquisadora/professora na orientação de alunos de iniciação científica tanto para bolsistas PIBIC/CNPq/Embrapa quanto para alunos que cumprem os créditos de estagiário obrigatório (UFOPA. UNAMA/ULBRA).

Palestra: PNCEBT – Panorama Nacional

Palestrante: Méd. Vet. Janice Elena Ioris Barddal (CRMV-MT Nº 1288)

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná. Especialização em Epidemiologia e Sanidade Animal pela Universidade de Cuiabá. Mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Defesa Sanitária Animal. Fiscal Estadual de Defesa sanitária Animal no Estado do Mato Grosso de 1995 a 2002. Conselheira Efetiva do CRMV/MT desde 2014. Auditora Fiscal Federal Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Chefe do Serviço de Fiscalização de Insumos e Saúde Animal, responsável pelo Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal na Superintendência Federal de Agricultura em Mato Grosso e Coordenadora Nacional do PNCEBT.

Palestra: O papel do Médico Veterinário na qualidade de vida da população.

Palestrante: Méd. Vet. Valéria Rocha Cavalcanti (CRMV-PB Nº 0729)

Médica Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco; Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UFPB; Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UFPB e em Serviços de Saúde Púbica; Credenciada SEBRAE como Instrutora e Consultora nas áreas de Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar, Consultora do Programa Alimento Seguro – PAS (Seguimentos: Distribuição, Indústria, Mesa, Leite, Mel e Panificação); Secretária Geral do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba – CRMV-PB. (Gestão 2013 – 2016, 2016 -2019); Atualmente é Médica Veterinária do Controle Animal do Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses – CVAZ – JP; Professora dos Cursos de Pós-Graduação em Saúde Pública com ênfase em Vigilância Sanitária da Universidade DNA/FIP, desde 2015. Do Curso de Pós-Graduação em Vigilância Sanitária de Alimentos. MBA na Gestão da Qualidade na Produção de Alimentos, do Curso de Especialização em Vigilância Sanitária da CBPEX em Natal.

Palestra: Proteinúria em Felinos

Palestrante: Méd. Vet. Karin Denise Botteon (CRMV-SP Nº 17.965)

Graduada pela Universidade Estadual de Londrina; Residêcia em Clínica Médica de Pequenos Animais pela UNESP – Campus Botucatu; Mestrado pela Universidade de São Paulo – Depto de Cirurgia e Anestesiologia – Enfoque em medicina transfusional e banco de sangue; Membro da “Association of Veterinary Hematology and Transfusion Medicine” e da “International Society of Feline Medicine”.

Palestra: Microbiologia/Controle de Qualidade de Alimentos.

Palestrante: Méd. Vet. Francisca Neide Costa (CRMV-MA Nº 0539)

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Maranhão, mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, doutorado em Medicina Veterinária Preventiva Jaboticabal pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e pós-doutorado em Ciência Animal pela UFMG. Docente Adjunto IV do Departamento de Patologia/Curso de Medicina Veterinária da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, docente permanente dos mestrados, acadêmico em Medicina Veterinária e profissional em Defesa Sanitária Animal. Bolsista de Produtividade em Pesquisa pela FAPEMA; Atua nas linhas de pesquisas ” Microbiologia e controle de qualidade dos alimentos de origem animal” e Medicina Veterinária Prevetiva. Foi Coordenadora da Pós-graduação da Universidade Estadual do Maranhão _UEMA. Exerceu o cargo de Coordenadora do Programa de Doutorado Interinstitucional em Medicina Veterinária-DINTER, aprovado pela CAPES; foi Diretora do Curso de Graduação em Medicina Veterinária da UEMA, Campus São Luís e Coordenadora do Mestrado Profissional em Defesa Sanitária; É membro fundadora da Acadêmia Maranhense de Ciências.Atualmente é Diretora reeleita do Centro de Ciências Agrarias, período de 2015 a 2018. Também atualmente é Coordenadora Adjunta dos Mestrados Profissionais, na área da Medicina Veterinária junto a CAPES.

Palestra: Esporotricose, uma velha nova doença. Situação atual e perspectivas futuras.

Palestrante: Méd. Vet. José Renato de Rezende Costa (CRMV-MG nº 5208)

Graduou-se como técnico em Agropecuária na Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal da Universidade Federal de Viçosa (CEDAF/UFV) em 1990.Também se graduou em Medicina Veterinária pela Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas), em Alfenas (1996). Possui especialização e mestrado em Medicina Veterinária Preventiva pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 1999 e 2000. Tem ainda pós-graduação pela Escola de Saúde Pública de Minas Gerais, em Gestão Pública (2011).

Atuou como coordenador de Zoonoses na Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (2000-2005) e coordenador de Zoonoses na Secretaria Municipal de Saúde de Contagem (2013-2016). Também foi representante do Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado de Minas Gerais (CRMV-MG) na Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária (CNSPV) do CFMV, de 2010 a 2016.

Atualmente, é assessor técnico de Gabinete da Vigilância em Saúde – Secretaria de Saúde de Contagem desde 2017 e representante do CRMV-MG como conselheiro no Conselho Estadual de Saúde (CES/MG), desde 2010.

Mesa redonda – Oncologia Veterinária:
Subtema –

Palestrante: Méd. Vet. Verena da Costa Ferreira (CRMV-PA Nº 2423)

Após o término da graduação, logo deu continuidade aos estudos entrando para a Residência em 2011 na Universidade Federal Rural da Amazônia, aonde dedicou-se desde o primeiro ano de residência à área de Oncologia de pequenos animais. Em 2013 ao finalizar a residência iniciou Mestrado na mesma instituição de ensino focando sua pesquisa em neoplasias mamárias em caninos. Em 2015 ao finalizar o mestrado, fundou a OncoHope – Centro Oncológico Veterinário, que se dedica ao atendimento humanizado das patologias oncológicas. Atualmente cursa doutorado na Universidade Federal do Pará com enfoque em neoplasias mamárias.

Palestra: Importância do Acompanhamento Ortopédico em Cavalos Atletas.

Palestrante: Méd. Vet. Nayra Fernanda de Queiroz Ramos Freitas (CRMV/PA Nº 2752)

Especialização em Ortopedia em equinos; Mestrado em Ciência Animal pela UFPA; Doutoranda em Ciência Animal pela UFPA. Atua na área de Medicina equina esportiva.

Palestra: Gestão de Resíduos de Clínicas Veterinárias e Pet Shops

Palestrante: Méd. Vet. Fernando Henrique Brandão Molento (COREN/PA Nº 94.351)

Analista de Gestão em Pesquisa e Investigação Biomédica, atuando como responsável pela área de Biossegurança do Instituto Evandro Chagas (IEC) da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. Possui graduação em enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2000), mestrado em enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005) e é doutorando em Virologia pelo IEC (início em 2018). É professor convidado e coordenador do Curso de Pós-graduação em Enfermagem do Trabalho da Faculdade Metropolitana da Amazônia (FAMAZ), em Belém – PA; editor associado da Revista Pan-Amazônica de Saúde. Tem experiência em Enfermagem Clínica; Doenças Transmissíveis; Controle de Infecção em Serviço de Saúde; Saúde do Trabalhador; Biossegurança; Gerenciamento de Resíduos; Segurança do Paciente; atuando principalmente na área acadêmica e na gestão de serviços de saúde através do desenvolvimento de projetos técnicos e na implantação de programas, comissões e serviços.

Palestra: A atuação da Extensão Rural nas Políticas de Saúde Pública.

Palestrante: Méd. Vet. Karine de Almeida Sarraf Bezerra (CRMV/PA Nº 1437)

Médica Veterinária formada na FCAP em 2002; especialização em Saúde Pública e Saúde Coletiva pela Universidade Internacional de Curitiba; Pós-Graduada em MBA DE GESTÃO DE AGRONEGOCIOS pelo Centro Universitário de Maringá; Coordenadora da Vigilância Sanitária de Barcarena entre os anos de 2005 e 2008;
Extensionista Rural da EMATER-PARA.

Palestra: Cólica Equina: Abordagens Imaginológica, Cirúrgicas Convencionais e Minimamente Invasivas.

Palestrante: Méd. Vet. Pedro Paulo Maia Teixeira (CRMV/PA Nº 2064)

Médico Veterinário formado pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Realizou Aprimoramento em Reprodução de Caprinos e Ovinos pelo Centro de Pesquisa em Caprinos e Ovinos do Estado do Pará (CPCOP/UFRA). Mestre em Cirurgia Veterinária, Doutor em Medicina Veterinária (Obstetrícia e Reprodução Animal), Pós-dourado em Medicina Veterinária (Videocirurgia) pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinária da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCAV/UNESP). Professor Adjunto A de Cirurgia Veterinária e Diagnóstico por imagem do Instituto de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor e Orientador do Programa de Pós-graduação em Saúde Animal na Amazônia (PPGSAAM/UFPA). Professor e Orientador do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal (PPGCAn/UFPA). Professor e Orientador do Programa de Pós-graduação em Reprodução Animal na Amazônia (PPGReproamazon). Presidente do Colégio de Colégio Brasileiro de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária (CBCAV 2017-2018), Editor-chefe do Periódico Investigação.Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq – 2015 – 2017). Pesquisador da Fundação de Apoio à Pesquisa no Estado do Pará (Projeto FAPESPA/CAPES). Atua nas áreas de Cirurgia Veterinária, Clínica Cirúrgica Animal, Obstetrícia Animal, Cirurgia de Grandes Animais, Videocirurgia, Cirurgia Experimental, Fisiopatologia da Reprodução Animal.

Palestra: O que há de novo na Dirofilariose Canina.

Palestrante: Méd. Vet. Nazaré Fonseca de Souza (CRMV-PA nº 0484)

Graduada em Medicina Veterinária pela Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (1981), farmacêutica-bioquímica pela Universidade Federal do Pará (1983), mestrado em Patologia Animal/Clínica Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1993) e doutora do em Clínica Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP), em 2000.
Foi diretora interina do Hospital Veterinário (2002–2004) e diretora do ISPA (2004 a 2009), da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).
Atualmente é professora titular da UFRA além de professora, tutora e orientadora da Residência da mesma instituição.
No Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado do Pará (CRMV–PA) preside a Comissão Regional de Animais Selvagens e integra as Comissões de Educação da Medicina Veterinária, de Ética e Legislação. É ainda presidente da Comissão Científica e organizadora dos minicursos na área de Animais de companhia e Animais Selvagens no SEMAVET/CRMV-PA. Integra a Sociedade Brasileira de Cardiologia Veterinária desde 1994 e é coordenadora da Liga Acadêmica de Clínica Médica Veterinária desde janeiro de 2018.

Palestra: A Importância do Modelo Primata para o Estudo e o Desenvolvimento De Novas Abordagens Terapêuticas Para A Doença De Parkinson.

Palestrante: Lane Viana Krejcová

Professora da Universidade Federal do Pará Coordenadora do Grupo de Pesquisas em Neurociências Aplicadas e do Grupo Parkinson de Pesquisa e Extensão. Graduada em Licenciatura Plena Em Educação Física UFPA, possui mestrado em Neurociências e Biologia Celular pela UFPA e doutorado em Neurociências e Biologia Celular pela UFPA e Charles University (Instituto de Medicina Experimental) em Praga. Tem experiência científica na área de Neuromorfologia, Eletrofisiologia e Comportamento Animal, Doenças Crônicas Neurodegenerativas, Envelhecimento, Alterações Nutricionais Perinatais e exercício físico.

PALESTRANTES

Congresso Nacional de Animais Selvagens

Palestra: A importância da criação comercial na conservação da fauna.

Palestrante: Méd. Vet. Francisco Edson Gomes (CRMV-RR nº 0177)

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará (1989), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (1998) e doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005).
Foi diretor do Centro de Ciências Agrárias da UFRR e integrante da Comissão Nacional de Educação de Medicina Veterinária do CFMV, de 2012 a 2014.
Atualmente, é professor Associado III da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e gerente geral da incubadora de empresas de base tecnológica da UFRR. Também é professor permanente do programa de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (PROFNIT). É integrante da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) da UFRR e do Conselho Estadual de Sanidade Animal do Estado de Roraima (CESA). Também é avaliador de cursos de medicina veterinária (INEP/MEC) e sócio da ABRAVAS. Tem experiência nas áreas de Empreendedorismo, Veterinária e Zootecnia, com ênfase em produção e nutrição de não ruminantes; Higiene e profilaxia; Zoonoses; e Educação

Méd Méd. Vet. Elba Pereira Chaves (CRMV-MA nº 1207)

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), em 2008, mestre em Ciências Veterinárias (2010) na área de morfologia e fisiologia animal. Doutoranda da Rede Bionorte na área de Diversidade e Conservação Animal.
Atualmente é médica veterinária da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (SEMAPA) da prefeitura de São Luís (MA), atuando nas áreas de Inspeção de Produtos de Origem Animal. Também é professora do Centro de Ciências Agrárias, na Uema, ministrando as disciplinas de Anatomia Descritiva Animal, Fisiologia dos Animais Domésticos e Avaliação, Classificação e Tipificação de carcaça. Ainda preside a Comissão de Meio Ambiente e Animais Silvestres do Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado do Maranhão (CRMV-MA).

Palestra: Termografia na clínica de animais selvagens.

Palestrante: Méd. Vet. Isaac Manoel Barros Albuquerque (CRMV-AL nº 0479)

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade de Alfenas. É especialista em Clínica e Cirurgia de Animais Selvagens pela Universidade Tuiuti do Paraná. Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo.
Atualmente é presidente da Comissão Regional de Animais Selvagens e Meio Ambiente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado de Alagoas (CRMV-AL). Também é Responsável Técnico do Criatório de Jacaré-de-papo-amarelo Mister Cayman de Alagoas, Responsável Técnico do Zoológico Pet Silvestres de Alagoas e fundador do Encontro Nordestino dos Grupos de Estudos dos Animais Selvagens.
Também é Perito Ambiental especialista em Fauna, diretor da SOS Selvagens, professor EAD Escola Técnica Residência Educação e consultor ambiental.

Palestra: Atendimento de animais selvagens em cativeiro.

Palestrante: Méd. Vet. Débora Rochelly Alves Ferreira (CRMV-PB nº 0693)

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB (2000), mestrado (2007) e doutorado (2011) em Ciência Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) na área de Medicina Veterinária Preventiva e pós-doutorado (2016) na modalidade Desenvolvimento Científico Regional – FACEPE/CNPq.
Professora substituta das disciplinas Epidemiologia das Doenças Parasitárias, Saúde Coletiva I e Programa de Saúde no Centro de Saúde e Tecnologia Rural da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Presidente da Comissão Regional de Animais Selvagens do CRMV-PB.

Palestra: Uso do Condicionamento Como Ferramenta De Manejo Para Animais Silvestres Sob Cuidados Humanos

Palestrante: Zoot. Fernando Henrique Petroni (CRMV-PE nº 0717/Z)

Zootecnista formado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
Foi diretor de Marketing da Associação Nordeste de Falcoaria e Conservação de Aves de Rapina (ANF).
Hoje atua na Empresa Silvestre Ambiental com consultoria para manejo de animais silvestres, capacitação profissional e controle de sinantrópicos com técnicas de Falcoaria. Também é integrante da Comissão de Animais Selvagens e Meio Ambiente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado de Pernambuco (CRMV-PE).

Palestra: Biotecnologia da reprodução em animais selvagens.

Palestrante: Méd. Vet. Nei Moreira (CRMV-PR nº 2464)

Possui graduação em Medicina Veterinária, mestrado em Ciências Veterinárias e doutorado em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná, na área de reprodução e estresse em felídeos silvestres.
Atualmente é professor associado do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Setor Palotina, e orientador no Programa de Pós-Graduação em Zoologia da UFPR. Também é consultor do CNPq, da Fundação Araucária, da FAPESC, da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco e da FUNDECT (FAP MS).
É integrante da International Society of Wildlife Endocrinology (ISWE), da World Commission on Protected Areas (WCPA) e do Conservation Breeding Specialist Group (CBSG), Species Survival Commission (SSC), da IUCN (The World Conservation Union). Também é sócio-honorário da Associação Brasileira de Endocrinologia Veterinária (ABEV) e integrante do Colégio Brasileiro de Reprodução Animal. Atua na área de Medicina Veterinária e conservação de espécies ameaçadas, com ênfase em Fisiologia e Biotecnologia da Reprodução, especialmente em animais selvagens.

Palestra: Produção de Animais Selvagens em Cativeiro

Zootec. Fábio Hosken (CRMV-MG Nº 0718/Z)

Zootecnista, graduado na UFV – Universidade Federal De Viçosa; Mestre e Doutor em zootecnia na área de produção animal pela escola de veterinária da UFMG; Consultor para criação de animais silvestres e assessoria para implantação de empreendimentos de fauna. Responsável técnico por dezenas de projetos, entre criadouros comerciais, mantenedores e zoológicos.

Palestra: A Realidade (?) do Amazonas.

Palestrante: Méd. Vet. Laerzio Chiesorin Neto (CRMV/AM Nº 0284)

Médico veterinário e Professor. Atua no Centro de Triagem de Animais Silvestres do Refúgio da Vida Silvestre Sauim Castanheiras/ Secretaria Municipal de Meio ambiente e Sustentabilidade, em Manaus/Am.

Palestra: MANEJO E SANIDADE DE SERPENTES EM CATIVEIRO

Palestrante: Méd. Vet. Kalena Barros da Silva (CRMV/SP 30.118)

Médica Veterinária formada pela Universidade Estadual do Maranhão. Mestre e Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo – USP, com ênfase em reprodução e biotécnicas da reprodução em serpentes e répteis. Atualmente, Médica Veterinária do Museu Biológico do Instituto Butantan e membro do Grupo de Estudos em Reprodução de Squamata (GERES).

Palestra 1: Princípios básicos e complicações da contenção física em animais selvagens.

Palestra 2: Desafios da anestesia em animais selvagens.

Palestrante: Méd. Vet. Gianmarco Rojas (PERU)

Palestra: Manejo Alimentar Visando Bem-Estar de Animais Silvestres

Mesa redonda – Tema Geral: Mercado PET.

Palestrante: Zootec. Vagner Rodrigo de Barros Pessoa (CRMV – PE Nº 0540/Z)

Zootecnista formado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, com passagem pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto D’ouro e Instituto Butantan, atualmente é responsável pelo Setor de Nutrição Animal do Zoológico do Parque Estadual de Dois Irmãos em Recife-PE, membro da Comissão de Animais Selvagens do CRMV-PE e diretor técnico da empresa Silvestre Ambiental Ltda.

Palestra: Atuação do Médico Veterinário em Biotério de primatas não humanos.

Palestrante: Méd. Vet. Felipe Carvalho Resende (CRMV–RJ N º 9422)

Graduado em Medicina Veterinária pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos; Pós-graduado em Clínica Médica e Cirúrgica de Animais Selvagens mantidos como Pets pelo Instituto Qualittas de Pós-graduação; Pós-graduando em Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais pelo Instituto Qualittas de Pós-graduação; Médico Veterinário Autônomo de Animais Selvagens – MASelvagens, desde 2008; Médico Veterinário do Instituto Osvaldo Cruz – IOC/FIOCRUZ, de 2009 a 2012; Médico Veterinário do Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos – ICTB/FIOCRUZ.

Palestra 1: A Saude Única No Mundo, Na América Latina e no Brasil.

Palestra 2: Medicina de Animais Selvagens pela Abordagem da Saúde Única

Palestrante: Méd. Vet. Christina Pettan-Brewer (EUA)

Dr. Pettan-Brewer formou-se como Veterinária no Brasil na Universidade Federal de Viçosa (UFV), e fez sua pós-graduação (DVM, MSc) , residência e pós-doutorado em University of California, Davis, Centers for Disease Control and Prevention (CDC, Atlanta GA) e University of Washington. Sua especialização é em Zoological / Wildlife Medicine e One Health trabalhando com o Professor Dr. Murray E Fowler (In memorian) por 30 anos nos EUA e Patologia Comparada com a Primatologista e Patologista Dra. Linda J Lowenstine. Christina é atualmente Medica Veterinária Diretora Associada e Professora no Departamento de Medicina Comparada da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington, Seattle, USA. Seus interesses pessoais e paixão pela medicina zoológica e da vida silvestre proporcionam a ela inspiração e orientação contínuas para sua pesquisa em medicina humana , conservação do meio ambiente e preservação (ECoHealth and Planetary Health) e a vida selvagem como reservatórios de doenças infecciosas emergentes. Dr. Pettan-Brewer recebeu o prêmio Fulbright Scholar Award para implementar e estabelecer o conceito One Health no Brasil (2012) e 2014-2015 e eh atualmente Embaixatriz (Ambassador) na América Latina. Como Presidente da One Health Brazil Latin America, Associação oficial da WVA (World Veterinary Association) ela se concentra em questões de saúde global e doenças infeciosas emergentes e negligenciadas através de uma abordagem interdisciplinar e intercontinental de Saúde Única / Saúde Planetária na compreensão de como os seres humanos são/estao intrinsecamente integradas com os animais e o meio ambiente.

APRESENTAÇÃO

Sobre a realização do evento

CONHEÇA BELÉM

Explore a cidade

PROGRAMAÇÃO

Confira a programação científica

REALIZAÇÃO

APOIO INSTITUCIONAL

APOIO

ORGANIZAÇÃO

2019 © Todos os direitos reservados
Feito por OctoPass